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Carnaval/Tecnologia – Uso de apps para vender mais

Com o Carnaval chegando, muitos negócios buscam formas de aproveitar a alta movimentação para vender mais. Aplicativos podem ser grandes aliados nesse período, ajudando marcas a engajar consumidores, criar promoções exclusivas e facilitar pagamentos, especialmente para setores como alimentação, turismo e entretenimento.

Para entender melhor como as empresas podem se beneficiar das tendências do mercado de apps durante a folia e além, conversamos com Bruno Bulso, Diretor de Operações e cofundador da Kobe Apps. Ele compartilha insights valiosos sobre estratégias de fidelização, desafios da digitalização em períodos de alta demanda e o impacto da tecnologia na experiência do consumidor. Confira!


1. Quais são as principais tendências do mercado de apps durante períodos o Carnaval? 

R: Carnaval é festa, é diversão. Então os consumidores procuram praticidade e, se esta vier aliada de promoções, é o combo perfeito.

No segmento de Supermercado, as marcas encontram diversas formas de ativar seus consumidores para produtos como bebidas, carnes e snacks. Atuam com promoções de levar mais quantidades por um preço menor; X% off na segunda unidade. Já no segmento de Farmácia, os cuidados com a pele (protetor solar) por conta do verão e da exposição ao sol, ganham força. Assim como em moda e calçado, também possuem visibilidade para looks temáticos e coloridos.

Através de aplicativos, por exemplo, consegue vincular a tecnologia do uso de gatilhos nas notificações para compradores dessas categorias em promoções, ou o uso de tags e selos que destacam os descontos; assim como incentivos visuais na home dos apps.

2. Como as marcas podem utilizar estratégias de fidelização por meio de aplicativos para reter clientes além da temporada de festas?

R: Os aplicativos criados a partir da Plataforma da Kobe Apps, possuem diversas possibilidades de ativações para a fidelização do usuário ao longo do ano. Essa retenção para além da temporada de festas pode ocorrer através de segmentação de notificações, entender o comportamento do usuário e começar a realizar disparos nesse sentido, para que seja uma comunicação personalizada e assertiva. 

Além de envio de cupons de desconto, preços exclusivos para o app e formas que podem tornar as compras mais recorrentes, como cashback e programas de fidelidade, que incentivam o consumidor a voltar e aproveitar os valores e pontos. 

Incentivar a compra de produtos similares ao que o usuário comprou, através de funcionalidades como a Compre junto ou Upsell na página de produto, também é efetiva para que o consumidor não apenas volte para o app como também aumenta o ticket médio das compras. 

É imprescindível que as marcas utilizem o app não apenas como um canal de vendas, mas sim de comunicação e nutrição de relacionamento com seus consumidores. Essa comunicação pode ser também através de landing pages, dicas e blogs.

3. Quais são os maiores desafios enfrentados pelos negócios ao implementar soluções digitais durante eventos de alta movimentação, como o Carnaval?

R: Trazer clientes qualificados a ter um maior índice de conversão no período e após isso assegurar a permanência do app instalado nos seus dispositivos, utilizando as funcionalidades citadas acima.

4. Poderia compartilhar algum case de sucesso em apps após sazonalidade? 

R: É difícil medir somente o período, pois vários fatores se cruzam como Volta às Aulas, liquidações de início de ano para o segmento de Moda e Acessórios, verão para produtos de pele. 

5. Como a tecnologia de pagamentos integrada em aplicativos pode facilitar a experiência do consumidor e aumentar a conversão de vendas nesse período? 

R: Em períodos de festas tudo precisa ser mais rápido e ágil, então a experiência do usuário pelo aplicativo, que está na palma da mão, facilita a jornada de compra e até mesmo a retirada em loja.

Vinculada com uma boa régua de comunicação, entendendo o comportamento do usuário, é possível entregar notificações incentivando a compra de produtos que o usuário nem se lembrava que já havia procurado ou que precisava e finalize sua compra em poucos cliques.

Com as estratégias certas e o apoio da tecnologia, como aplicativos bem desenvolvidos, as marcas podem não apenas aproveitar o Carnaval para impulsionar suas vendas, mas também construir um relacionamento duradouro com os consumidores. Desde promoções atrativas até facilidades de pagamento e fidelização, o potencial de engajamento durante a temporada de festas é enorme. A chave para o sucesso está em entender as necessidades do cliente e usar a tecnologia para criar uma experiência personalizada e conveniente, não apenas para o Carnaval, mas ao longo de todo o ano.



Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br