Câmeras corporais: soluções inteligentes da Intelbras
Atualmente, investir em tecnologias de segurança eletrônica e garantir transparência de informações são ações cada vez mais essenciais na vida das pessoas. Por isso, a Intelbras, empresa brasileira de tecnologia com 48 anos de história, se destaca ao lançar suas mais recentes soluções de câmeras corporais, também chamadas de bodycams.
O equipamento pode ser uma ferramenta valiosa que beneficia não apenas os profissionais que o utilizam, mas também o público em geral, uma vez que ela é capaz de captar imagens de alta qualidade durante uma abordagem policial ou possíveis contratempos em eventos, por exemplo, oferecendo um respaldo em investigações e apuração dos fatos. Além de ser usada por equipes policiais e de segurança privada, a bodycam também pode ser útil para monitorar o trajeto de motoristas que atuam em transportadoras, bem como profissionais da área de saúde que atuam em ações de resgate, garantindo o registro da conduta e dos procedimentos adotados.
“A Intelbras está cada vez mais focada em criar soluções que são capazes de proporcionar um ecossistema completo baseado em tecnologia de ponta, agregando recursos avançados que facilitam a rotina das pessoas e dos negócios. Ao registrar todas as interações, as câmeras corporais podem fornecer provas claras em casos de acusações, ajudando a proteger a integridade dos profissionais e a justificar suas ações”, explica Bruno Valerim, supervisor de categorias da Intelbras.
Já no setor privado, as bodycams são utilizadas em diversos contextos, como, por exemplo, por seguranças de grandes eventos, funcionários de transporte público e trabalhadores que atuam em ambientes de risco. A solução ajuda não apenas no monitoramento em tempo real, mas também no registro de incidentes. Esse material pode colaborar com a melhora na segurança no local de trabalho, garantindo a conformidade com políticas e regulamentos internos.
Contexto atual e benefícios comprovados do uso de bodycams
Segundo a agência de pesquisa, desenvolvimento e avaliação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (National Institute of Justice), estudos conduzidos ao redor do mundo, incluindo o Departamento de Polícia de Rialto, cidade localizada na Califórnia (EUA), mostram que o uso de bodycams tem resultados positivos significativos. Esses dispositivos reduziram consideravelmente o número de queixas de cidadãos contra policiais e diminuíram os incidentes de uso da força pela polícia. O uso de câmeras corporais, segundo pesquisas da instituição, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para aumentar a transparência e a responsabilidade nas ações policiais, contribuindo com a construção de uma maior confiança pública nas forças de segurança.
Em fevereiro deste ano, segundo uma matéria publicada pelo UOL, que apurou informações com as secretarias de Segurança Pública dos estados brasileiros, menos de 10% dos policiais militares no país utilizam bodycams. Esse cenário revela que ainda existem inúmeras possibilidades para incluir a solução em corporações policiais em todo território nacional, a fim de ampliar a proteção dos profissionais e cidadãos.
“Ainda existem muitas discussões sobre a aplicação das câmeras corporais em ações policiais, por exemplo. Entretanto, pesquisas já apontam a melhoria dos processos e ganhos para ambos os lados, incluindo quem usa a câmera e quem está do outro lado inserido na situação. Com as imagens sendo gravadas e armazenadas com segurança e em tempo real, todos os envolvidos podem ter mais cautela antes de tomar uma decisão precipitada, além de ficar mais seguro em possíveis contratempos”, comenta Valerim.
Soluções da Intelbras para câmeras corporais (bodycams)
O portfólio da Intelbras agrega dois modelos diferentes de câmeras corporais. O primeiro modelo, o BCM 5000, foi projetado para oferecer o máximo de eficiência e segurança, por meio de um design robusto capaz de capturar imagens e áudio em alta qualidade. Com visor LCD integrado, os usuários podem rever as imagens a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, esse modelo possibilita a transmissão das imagens em tempo real por meio da tecnologia 4G, tornando-se uma ferramenta essencial para operações que exigem comunicação imediata e efetiva.
Já o segundo modelo de bodycam da companhia, o BCM 1035, tem foco na bateria de longa duração e armazenamento de imagens para análises posteriores, podendo ser usada, em média, durante 20 horas até a próxima recarga. Este modelo, que também possui uma tela LCD integrada, proporciona aos usuários a possibilidade de revisão das imagens com praticidade, além de eficiência, confiabilidade e segurança, sendo uma excelente escolha para profissionais que necessitam de uma solução duradoura e resistente.
Integração das bodycams com o software de gestão de monitoramento
O Intelbras Defense IA foi desenvolvido para clientes que buscam ter uma gestão do sistema de segurança facilitada, independentemente do tamanho do projeto. Sua flexibilidade garante ótima experiência em diferentes aplicações, que vão desde condomínios, empresas e indústrias, até escolas, hospitais e aeroportos. Além disso, também é possível usá-lo como aliado das Cidades Inteligentes, uma vez que o software é capaz de agregar diversas soluções de monitoramento e promover um controle unificado de toda elas.
Unindo a inteligência de câmeras de alta resolução e com câmeras corporais, por exemplo, é possível integrar ainda mais recursos que potencializam a segurança de pessoas, residências e empresas, como é o caso do reconhecimento facial embarcado, que promove segurança da estrutura patrimonial, além de proteger e garantir o bem-estar de funcionários em aplicações empresariais ou de moradores de condomínios. A integração das soluções e suas funções baseadas em Inteligência Artificial garantem economia de recursos e tempo na tomada de decisão por parte dos operadores.
“Outra funcionalidade possível com a integração das soluções da Intelbras que vale destaque é a contagem de pessoas, que pode colaborar para que as equipes de segurança de grandes eventos atuem de forma assertiva e rápida para conter tumultos em áreas de passagem das pessoas. Assim, é possível evitar que um número superior de indivíduos esteja dentro de um ambiente que não comporte aquela quantidade”, finaliza o executivo.
Para conferir mais informações sobre as bodycams da Intelbras e suas possíveis aplicações, clique AQUI.