Cacau Show lança seu aplicativo
Pensando em estar cada vez mais próximo de seus consumidores, a Cacau Show lança a primeira versão do seu próprio aplicativo, disponível na App Store e Google Store. Agora, além de comprar facilmente todos os produtos da marca, os consumidores conseguem encontrar informações das lojas, parcerias e atendimento para dúvidas. Além de acessar o programa Cacau Lovers, que reúne os clientes fiéis da marca e tudo que o lover precisa saber sobre o programa, incluindo as missões e recompensas disponíveis no período.
O desenvolvimento do aplicativo envolveu o trabalho conjunto de 4 times: Kobe Apps, Salesforce, OSF e Cacau Show. A Kobe Apps é a plataforma responsável por criar a base do aplicativo de vendas e a inteligência do front a ser customizado, utilizando a estrutura da Salesforce como backend, dando mais segurança e escalabilidade ao projeto. A plataforma permitiu o lançamento de um aplicativo robusto, conectado a todo o ecossistema da marca, gerando uma experiência única ao usuário e integrando todas as soluções de cloud, pagamentos, ferramentas de engajamento e CMS.
“O ecossistema de parcerias e integrações da nossa plataforma acelera a inovação nos projetos, possibilitando a criação de aplicativos especialistas em cada segmento. Com isso, a marca consegue atingir seu máximo potencial no mobile”, explica Fabrício Losch, CCO e sócio da Kobe.
A Salesforce, parceira de longa data da Cacau Show, ficou responsável pelo serviço backend, possibilitando que a OSF customizasse os serviços para integrar o app com a plataforma de ecommerce já existente. Ao manter o fluxo transacional omnichannel que conecta todas as lojas no fluxo de compras de maneira transparente, os riscos no desenvolvimento, bem como o prazo, foram consideravelmente reduzidos. Como diz Daniel Hoe, vice-presidente de marketing da Salesforce para LATAM, “A nossa ideia é proporcionar aos nossos parceiros a mobilidade com ferramentas que automatizam seus serviços.”
Coube ao time Cacau Show, com duas equipes alocadas ao projeto, atuar tanto na frente de negócios (priorizando as funcionalidades e construindo a visão de produto) quanto em uma frente mais técnica – conectando o app aos serviços de fidelidade Cacau Lovers e ao OMS. “Esse foi um projeto muito importante para a nossa marca: ele foi construído de forma genuinamente ágil, do zero à versão que está no ar em apenas 4 sprints de 15 dias, incluindo o período de testes. Foco na metodologia Scrum e gestão conjunta de 3 squads, seguindo as boas práticas do PMI. A base do aplicativo foi construída em flutter, utilizando middlewares de integração, tokenização em App Server e integração com o backend de e commerce da Salesforce, o Commerce Cloud, assim como com os produtos de Fidelidade e OMS proprietários da Cacau Show.”, afirma Anderson Nakandakare, gerente de Novos Canais da Cacau Show.
Em menos de 1 mês desde o seu lançamento o App já conta com mais de 51 mil downloads e entrou no top 10 da Play Store na categoria Comer e Beber. Com navegação intuitiva e segura, a conversão do app em relação ao site é 3x maior.