Artificial Intelligence e os Impactos no Mercado Hoje e Amanhã
Executivos da Florida Polytechnic University visitam Brasil atrás de oportunidades e parcerias
Entre o fim de março e o início deste mês, uma delegação da Florida Polytechnic University esteve no Brasil para uma série de compromissos técnicos/tecnológicos e educacionais, com vistas a construir alianças estratégicas com universidades e empresas de alta tecnologia no País. Estiveram por aqui, Randy Avent, presidente da Florida Polytechnic University, e Mustapha Achoubane, diretor internacional da faculdade, Mustafa Akbas e Shahram Taj, professores da instituição, única universidade estadual da Flórida dedicada às Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (da sigla inglesa STEM).
A Florida Poly é umas das principais instituições de inovação mudança dos Estados Unidos, que tem como objetivo estimular o progresso em Ciência, Engenharia e Tecnologia. Esses encontros tiveram como escoposa assinatura de convênios para troca de experiências e trabalhos com possíveis parceiros daqui, organização de eventos binacionais de tecnologia e a divulgação e início de um programa de bolsa da instituição a estudantes brasileiros
Um dos destaques foi o workshop “Artificial Inteligence e os Impactos no Mercado Hoje e Amanhã”, promovido pela Poly em parceria com a brasileira FIAP, dia 3 de abril, na Unidade Paulista da faculdade. Na oportunidade, no primeiro painel conjunto entre as duas faculdades, foram debatidos os impactos da inteligência artificial e as grandes oportunidades de mercado que esta nova revolução tecnológica criará. No evento, empresas renomadas que estão desenvolvendo soluções cognitivas estiveram juntas, como IBM, Oracle, Microsoft e E&Y, discutindo suas visões de mundo e as principais linhas de desenvolvimento para a inteligência artificial, que irá revolucionar a forma de trabalho e de atuação em todos os mercados e economias globais.
“A Inteligência Artificial já está presente no nosso dia a dia e deve ser ainda mais impactante em todos os segmentos tecnológicos, organizacionais e na sociedade como um todo em um futuro bem próximo. Ela, sem dúvida, a próxima revolução, tão ou mais relevante que o surgimento da internet, e devemos discutir com profundidade todos os impactos que essa tecnologia revolucionária ocasionará no mercado e em nossas vidas. Nos próximos anos, todos os setores da economia serão impactados por essa revolução. Waze, Spotify, Netflix, entre outras aplicações, já utilizam IA para criar serviços e experiências que antes eram considerados impossíveis. Mas como vai ser este novo mundo?”, afirma Avent.
Além dele, Akbas (Computer Science) e Taj (Logistics & Supply Chain), o evento contou com nomes como Gustavo Gennari e Wagner Sanchez, respectivamente, fundador e presidente e diretor Acadêmico da FIAP; Fernando Lemos, vice-presidente de Inovação, Digital Transformation e Cloud da Oracle; Gustavo Gattass Ayub, Data & AI Sr Product Marketing Manager da Microsoft; Claudio Pinhanez, Cientista de IA da IBM; e Dênis Balaguer, líder de Inovação para a América Latina Sul da EY.
O evento da FIAP foi o primeiro de uma série de eventos que promoverão negócios tecnológicos entre a Flórida e o Brasil. Em outros comprimissos agendados, a delegação pode interagir com mais de 2 mil estudantes de Engenharia de duas faculdades, FIAP e Facens. Nessas ocasiões, foi abordada a questão dos carros autônomos – tema que a Poly vem discutindo desde sua fundação. Outro ponto importante da visita foi a divulgação de um programa da universidade de intercâmbio de pesquisa, bolsas de estudo, com possibilidade de emprego para brasileiros nos EUA, trabalhando nas mais avançadas áreas de conhecimento. Com essas intuições, além dos eventos, foram acertadas parcerias de joint ventures tecnológicas, seja em estudos, pesquisas, troca de experiências uisadtendo como modelo os diversos modelos de educação nos EUA e a singularidade do Florida Poly.
Os educadores americanos também visitaram centros de pesquisa e empresas brasileiros, a fim de unir forças para futuras colaborações de pesquisa. O destaque foi o encontro, em São José dos Campos (SP), com Ozires Silva, fundador da Embraer, executivos e técnicos do conglomerado aeroespacial brasileiro. Na ocasião, foram abertas conversas para uma parceria, cujo principal objetivo será explorar as conexões de manufatura entre a empresa e a universidade, bem como o potencial de financiamento do projeto.
“Essa visita foi uma oportunidade de ouro para a Florida Poly, pois poderemos desenvolver uma colaboração rica com o Brasil, tnato com as faculdades como com empresas de alta tecnologia. Para nós, o Brasil é de fundamental importância para começarmos uma estratégia de aproximação com instituições da América Latina. Já fazemos esse tipo de parecria com instituições internacionais, com ganho para todos os envolvidos. Aproveitamos o conhecimento e dinamismos brasileiros e oferecemos nossa expertise em inovação e tecnologia. Sem dúvida, é uam troca que beneficia os dois lados”, conclui o presidente da Florida Polytechnic University.
- Via Assessoria de imprensa