Apple apresenta o iOS 7, veja o review Completo aqui!
A empresa da maçã apresentou oficialmente a sétima versão do sistema operacional móvel que roda em iPads, iPods Touch e iPhones. Há uma real mudança no design de ícones e do sistema operacional.
Seguindo o que rumores apontavam, o sistema operacional recebeu ícones e um visual mais plano, mas não é tão baseado em preto e branco, como rumores indicavam. No lugar de branco e preto, a Apple trouxe uma série de transparências e textos mais finos, com cores menos chamativas.
A mudança é drástica! Os ícones, por exemplo, ficam acima do papel de parede e ao movimentar o aparelho, eles apresentam o que estava “por trás”. É algo como uma percepção de algo 3D, movendo ao fundo. Todos os apps, da Apple por enquanto, ficaram com uma cara mais plana e com transparência no teclado e na parte superior.
Nova central de notificações:
A área de notificações também passou por uma nova roupagem. Agora a sua apresentação é translúcida, algo bem semelhante ao que o Android utiliza na versão 4.0 e superior. A partir desta tela o usuário receberá mais detalhes sobre as notificações, com informações mais completas sobre o tempo e os compromissos na agenda. Por fim, outra novidade é que ela poderá ser acessada a partir da tela bloqueada.
Ajustes rápidos:
Uma mudança bastante exigida pelos usuários – como este que escreve – é que agora é possível acionar alguns recursos a partir de um menu rápido, como ligar e desligar Wi-Fi, modo avião, Bluetooth e até ligar a lanterna (LED da câmera).
O acesso para a área de ajustes rápidos será realizado de baixo para cima, em um movimento contrário ao que abre a área de notificações. A partir desta tela, que substitui a área de controle de mídia que existe hoje, será possível controlar o player de música, o brilho da tela e abrir o AirDrop ou controlar o AirPlay.
Safari:
O Safari recebeu grandes novidades, como a possibilidade de sincronizar abas abertas em outros aparelhos (olá, Chrome!), número – supostamente – infinito de abas abertas ao mesmo tempo e a aba de endereços praticamente desaparece, já que ela fica translúcida.
AirDrop:
O iOS não ajuda muito na hora de compartilhar arquivos, nem entre aparelhos da Apple. Porém, o iOS 7 traz o AirDrop para aparelhos mais recentes (iPhone 5, iPad de quarta geração, iPad Mini e iPod Touch de quarta geração) e permite o compratilhamento de alguns dados, como fotos e vídeos, entre estes aparelhos por meio de conexão direta via Wi-Fi. Infelizmente, o recurso está disponível apenas para aparelhos recentes e não engloba Androids ou outro sistema operacional.
Ao abrir o app, as pessoas que usam o programa e estão na proximiada, aparecem. É só selecionar o arquivo, a quantidade de pessoas e que cada um aceite o envio. Algo bastante semelhante ao envio via Bluetooth. Com essa transferência via Wi-Fi, não espere o NFC tão cedo na Apple.
Álbum de fotos:
Até o momento, as fotos ficam automaticamente empilhadas em forma cronógica e nada mais. O iOS 7 separa as fotos e vídeos pela localização onde foram registradas (utilizando a geolocalização, algo padrão no iOS há tempos). Há uma visualização onde todas as fotos daquele local foram registradas e outra que separa por ano, com os locais onde foram registradas.
Por fim, é possível inserir alguns filtros no meslhor estilo Instagram e a visualização de eventos com grande número de fotos (como na imagem abaixo), será possível prever alguma foto ao passar o dedo pelas pequeninas imagens de cada galeria específica. Isso é possível tanto na câmera, quanto em fotos já salvas.
Siri:
Uma das novidades do novo iOS é que o Siri ganhou uma voz mais natural, além de opção para que a conversa ocorra com uma voz masculina. A interface também mudou, agora com o fundo translúcido e com uma onda sonora exibida junto ao microfone. Por fim, o assistente ganhou integração com o Twitter, Wikipedia e o, pasmem, Bing.
App Store com atualizações automáticas:
Assim como já acontece em outros sistemas operacionais, a App Sotre recebeu a opção de atualizar automaticamente alguns apps. Além disso, apps serão exibidos, como uma lista de sugestões, de acordo com sua localização. Estes apps são regionais, como o aplicativo que um bar da cidade que você mora criou. Ele só serve naquele local e será sugerido ao usuário assim que ele passar pelo bar.
Novo Multitask
Com uma pincelada de Windows Phone, a Apple trouxe uma nova forma de exibir apps abertos. Agora, o multitask toma toda a tela do aparelho, exibe uma prévia do app aberto e para fechar, basta arrastar para fora do display. Além disso, agora alguns programas podem ficar funcionando normalmente no fundo, enquanto outros diminuem sua exigência energética, o que economiza a bateria do aparelho.
A última, da pequena lista de novidades (outras estão saindo do forno, não são só essas!), é uma nova forma de segurança para um iPhone perdido. Mesmo se você apagar remotamente o aparelho, ou se o ladrão desativar o rastreio, será exigida a senha da conta da Apple e o e-mail de acesso. Sem estes dados, o aparelho não poderá mais ser utilizado – de forma alguma. Este recurso estará disponível primeiro para iPhones e depois para iPads.
O iOS 7 recebe seu primeiro beta para desenvolvedores hoje, com o lançamento oficial da nova versão do sistema operacional móvel da Apple, marcada para algum dia da nossa primavera – outono no lado de cima da Terra. Provavelmente ele virá com um novo iPhone ou iPad, lá para agosto ou setembro.
Via: iPhone Arena