Android P a nova versão do sistema ainda sem nome definido.
Android P o Google liberou o que podemos esperar desta nova versão do sistema Android
O Google liberou a prévia para desenvolvedores o Android P, a próxima versão de seus sistema operacional para smartphones. Eu já havia comentando de dados aparecendo sobre esse Android P ou Android 9.0 aqui no Inteligência Móvel.
Essa nova versão do Android traz suporte aos notch que tem aparecido nos smartphones, como é o caso do Zenfone 5, 5Z, LG G7 Neo entre outros. O menu de configurações rápidas do Android também aparece com cara nova, e a barra de notificações ganhou cantos arredondados.
A nova versão do sistema operacional ainda é bem instável. Por esse motivo, não é recomendável instalar essa versão no celular que você costuma usar no dia-a-dia, pois ela pode ter bugs bem graves. Ainda mais porque ele deve aparecer na Google I/O deste ano que acontece em maio deve vir mostrando todas as novidades, mas alguns itens já estão nessa lista
- Melhorias na gestão de energia para utilizar a bateria de maneira mais eficiente.
- Restringir o acesso à câmera e ao microfone de aplicativos que estão em segundo plano
- Caixa de diálogo padronizada para aplicativos que quiserem verificar uma impressão digital.
- Mudanças no preenchimento automático de logins e senhas salvas.
- Suporte a mais codecs de vídeo e imagem.
- Nova API para múltiplas câmeras.
- Suporte ao Wi-Fi Round-Trip-Time para melhorar a precisão dos serviços de localização.
O Android P só está disponível por enquanto para os celulares Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. A instalação precisa ser feita manualmente a partir de um link de download específico para cada um dos dispositivos. Os links podem ser vistos nesta página.