Android Auto disponível para todos os carros
Android Auto, o sistema operacional para automóveis
O Google se propôs a criar uma maneira de disponibilizar nos carros a experiência de uso dos smartphones com o sistema operacional Android, e o resultado disso foi o Android Auto, um padrão que, permite utilizar os principais recursos dos smartphones com sistema Android no sistema de entretenimento dos veículos. A grande sacada é que os aplicativos rodam no próprio smartphone, o que evita a necessidade de ter um processador muito potente instalado no carro.
Até então, o aplicativo lançado há dois anos estava disponível apenas para os carros compatíveis com o Android Auto, mas isso agora mudou e foi para a tela do smartphone traz quase todas as funções de um automóvel com a tecnologia embarcada.
Esta nova atualização do app permite que qualquer pessoa, com smartphone rodando a versão do Android 5.0 ou mais recente, use uma interface amigável para acessar as coisas que mais precisa enquanto dirige, graças o Google Now por exemplo com comandos de voz o motorista pode usar mapas, colocar uma música, inclusive em apps que são compatíveis como: Spotify, TuneIn, Pocket casts e WeCast, ou então a função que talvez vá fazer o sistema impulsionar as vendas que é ler e enviar uma comunicação sem a necessidade do uso das mãos e somente por comandos de voz. E por hora sem tomar multas, ou até o DETRAN conseguir resolver isso também.
Ao conectar à tela de um carro compatível ou diretamente na tela do celular, o Android Auto oferece aos motoristas uma maneira mais simples e segura de acessar informações no carro, com vários recursos otimizados para a condução.
Caso você tenha Bluetooth no carro, pode configurar para o smartphone abrir o Android Auto automaticamente sempre que pareá-lo com o automóvel.
Poucos veículos no Brasil têm Android Auto integrado ao painel, de montadoras como Ford (Fusion), Honda (Accord e Civic), Chevrolet (Cobalt, Cruze, Onix, S10, Trailblazer e Camaro), Hyundai (HB20) e Volkswagen (Gol, Voyage, Saveiro, Fox e suas variantes, Golf, Jetta, Passat, Tiguan e Fusca). Claro que há também centrais multimídia com Android Auto, mas ainda sua muito caras.
Apesar de ser um Android o sistema só roda os apps que foram instalados e atualizados no aparelho, exibindo uma versão otimizada para uso ao volante.